tem que lutar, não se abater.

Ericka Moderno Rocha
2 min readJun 21, 2024

--

Ilustração de Daniel Savage

Presta atenção: tudo muda. Nada é, apenas está.

O tempo pode parecer infinito e as circunstâncias desfavoráveis, mas não existe nada insolucionável, incombatível, nada na vida é estável. Uma hora o tempo passa, a maré muda, o clima ameniza, o revés vira sorte. A única coisa que você precisa continuar a fazer é tentar, não se desesperar, ir trilhando pequenas possibilidades e caminhos. Conversar sobre aquilo que dói e incomoda, pedir ajuda, chorar se for preciso e se realinhar para recomeçar quantas vezes for necessário.

Na maior parte das vezes a gente não consegue voltar atrás de uma coisa que foi feita, de uma palavra dita, de uma decisão tomada, de um filho, um plano, da compra de uma casa, de um desquite ou de um casamento mal ajambrado, algo que parecia maravilhoso, mas se tornou um pesadelo. A gente não volta atrás, mas anda em frente e lá na frente tem outras micro decisões e situações esperando pela gente, coisas que chegarão para mudar absolutamente tudo. E suas micro decisões de agora podem mudar muito também, se apegue a elas, tenha coragem, vá, faça, seja, ouse.

Eu tenho pra mim que a vida tem um propósito. Sempre. Eu sou uma pessoa mística, cristã, astral, que acredita nas energias e na ciência, nos cristais e no tarô, nas causas e consequências, mas também na precaução, nas vacinas, na razão, na homeopatia e no Tylenol na mesma medida. Eu confio em Deus, mas tranco a porta do meu carro. Faço a minha parte, não fujo das minhas responsabilidades, aceito as minhas punições, não pago de doida e não coloco a culpa em terceiros mesmo que ela seja. Eu realmente acredito nos sinais, na energia que a gente deposita nas coisas e principalmente na nossa intuição. Eu acredito de fato que temos poder de atrair as coisas (boas e más), de transformar nossa realidade, de mudar os caminhos e se a gente não tiver tal poder a gente cria, porque eu sou uma pessoa emocional, afinal de contas, se você leu pelo menos dois textos meus por aqui já deve saber disso.

A vida não é simples e nem linear. Ela não é fácil ou meritocrática, a vida é dura, áspera e muitas vezes pesada. Nem tudo é preto no branco, toma lá dá cá, cheio de imediatismos e consequências automáticas sob cada feito ou desfeito. É por isso que eu escrevo esse texto, pra te dizer que pra tudo existe uma saída. A gente vai dar um jeito.

Pode levar tempo, custar dinheiro, tirar o sono, mas nada é tão poderoso quanto a nossa vontade de sair do fundo do poço. O meu conselho é pra te ver… Feliz.

--

--

Ericka Moderno Rocha

Jornalista, blogueira de várzea e designer. Atualmente, criativa e planner. ❤️ Fala comigo! erickamr@gmail.com